segunda-feira, 11 de maio de 2009

Caubóis do asfalto - Por Marco Bezzi

A cena desperta curiosidade, lembra um circo alternativo do interior: enquanto o palhaço tira fotos, uma senhorita tenta mostrar seus dotes físicos ao lado de outra que chora copiosamente pelo canto. No sofá, sentado, um anão vestido de caubói toca seu berrante e pede um aparelho celular de presente. No centro de toda essa muvuca, a dupla sertaneja Fernando & Sorocaba sorri na rotina que já dura pouco mais de dois anos.

Na feira agropecuária de Bragança Paulista - por onde passaram Ivete Sangalo, Victor & Leo, Jota Quest e Claudia Leitte -, Fernando & Sorocaba foram a cereja do bolo no último dia de festança, que rolou entre 17 e 26 de abril. A ascensão meteórica dos sertanejos tem feito nomes como Victor & Leo e Zezé Di Camargo & Luciano coçarem a cabeça. Como a nova dupla criada no Paraná está fazendo em menos de três anos o que normalmente levaria uma década? “Vivo 24 horas essa vida”, fala Sorocaba, 28 anos. “Em vez de comprar carros ou joias, invisto tudo na nossa carreira.”

Os anos de universidade em Londrina (PR) deram a base para Sorocaba, nascido Fernando Fakri De Assis, arquitetar sua carreira. Antes, passou sua adolescência em Sorocaba, na fazenda do seu pai, cuidando de cavalos. Dos shows em repúblicas até a apoteose em festas como as de Bragança, Jaguariúna e Barretos, tudo foi muito rápido. “Nos associamos com o Paulo Pissoloto, que possuía uma confecção em Londrina, e gravamos um DVD para mandar para as rádios.”

Enquanto a conversa acontece no camarim do evento, Pissoloto dirige a equipe de 36 pessoas que viaja com a dupla por todo o Brasil. Para isso, sua estrutura lembra a de uma grande banda de rock. São 5 vans, 1 carreta, 1 caminhão, 1 caminhão guincho e um avião bimotor customizado. “Pelo que estamos rodando hoje, o custo do avião (R$ 1 milhão na aquisição, mais R$ 50 mil de manutenção por mês) sai muito barato. Facilita a nossa locomoção e nos possibilita mais tempo para falar com as rádios, compor novas músicas e dormir algumas horas a mais por dia”, explica Sorocaba.

Mesmo assim, Fernando, 25 anos, tenta lembrar a última vez que esteve em casa. “Faz 15 dias que estamos tocando direto, com apenas um dia de descanso”, conta. Nos últimos 2 anos foram 200 shows em média. “Queremos bater os 240 neste ano”, afirma Pissoloto. Foi o empresário que teve a ideia mais ousada desses poucos anos. As 5 vans que viajam com o grupo têm um propósito especial. Para cada cidade que a dupla toca, são deslocadas duas vans para distribuir CDs e passar os videoclipes do grupo em telas de plasma acopladas ao porta malas de cada uma. “Uma van chega 60 dias antes do show e outra, 15 dias antes para atiçar a curiosidade das pessoas”, explica Pissoloto, enquanto tenta conter a entrada de mais algumas fãs no camarim. “Vai atrasar tudo”, berra.

O show marcado para um domingo, quase na madrugada de segunda, tem mais de 10 mil pagantes. Antes de entrarem no palco, Fernando & Sorocaba escutam do empresário: “Vendemos 4 mil ingressos a mais do que a Claudinha Leitte!” O palco é outro diferencial. Quando Sorocaba fala de suas influências e cita Kiss no meio de Garth Brooks e Chitãozinho & Xororó, tudo faz sentido quando cinco canhões de chamas, explosões e até uma grua que leva os dois para cima da plateia são utilizados nas duas horas de show. “Temos vários diferenciais em relação a outras duplas”, exalta Sorocaba. “Nosso timbre de cantar é diferente, corremos pelo palco o show todo e ainda toco gaita de boca e violino.”

O próximo passo da dupla, segundo Pissoloto, é entrar na Globo e conquistar as grandes capitais. “Estamos invadindo aos poucos o Brasil. É a primeira dupla que vem do Paraná”. O 3º disco, Vendaval, será lançado pela Universal em 30 de maio. Após a última explosão do show e ainda sentindo a energia do bis com a música Paga Pau - cantada em uníssono pela plateia - a dupla pega a estrada novamente. Amanhã é dia de outro show, avião, vans...
***
Coisas de fã... me emocionei ao ler esse texto!
Me realizo na realização desses queridos!
Colaboração: Emília Araújo (valeu!!!)

8 comentários:

  1. oi meu nome é Ananda Drontebalt tenho 14 anos cantos desde 8 anos comecei cantando na igreja gostaria que me ajudacem tenho musicas compostas fasso aula de canto e vou aprender a tocar violão componho minhas musicas com a ajuda do meu primo que é professor de violaõ gostaria de ter uma chance no mercado musical.


    atenssamente Ananda Drontebalt

    sucesso para vcs beijos até logo entre em contato comigo por favor quero uma resposta mesmo que seja não para ficar sabendo


    imal ananda.caroline1234@hotmail.com

    ♥ ♥ ♥ obrigada adoro vcs espero que me ajudem

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fernando & Sorocaba vcs sempre estaram no meu coração pra sempre , eu amo muito vcs , Fernando Zorzanello Bonifácio vc é muito lindo e fofo , Fernando Fakri de Assis aii vc é muito especial pra mim te adoro muito ♥ eu amo muito vcs mais que tudo nesse mundo ♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Fernando e Sorocaba sou uma menina de 12 anos que adora muito sertanejo , e que tem a maior vontade de conhecer vcs , gostei muuto do dvd que vcs fizeram junto com a nutureza achei muito lindo , Fernando Fakri de Assis achei muito lindo seu cavalo Bili , espero que um dia possa ver vcs de perto , esse será o dia mais faliz da minha vida ... Beijooss eu amo muito vcs ♥

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. fernando e sorocaba eu so uma menina de 12 anos que adora sertanejo e que gosta mt di vcs é td que eu mais quero nessa vida
    vcs sao mt lindos.
    espero um dia conhece vcs eese vai se o melhor dia da minha vida e amelhor coisa que vai acontece comigo
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernando e Sorocaba!
    Meu nome é Gabriel e estou envolvido com música desde os 5 anos de idade.
    Era plano de Deus encontrar a Manuela, minha namorada que também canta desde pequenina.
    Formamos então a dupla Manuela e Gabriel e somos de Londrina - PR.
    Gostaria muitíssimo de falar com vocês, sobre a trajetória, sobre a carreira e principalmente: MUSICA!
    Se puderem me responder este recado meu e-mail é: gabecircus@hotmail.com
    Obrigado e Deus abençõe!

    ResponderExcluir