segunda-feira, 4 de maio de 2009

Fernando e Sorocaba lança novo CD.

Olhando a história dos dois, dá para entender um pouco do o que gerou esse resultado tão eclético quanto rico. Fernando, o que manteve o nome artisticamente nasceu em Rondônia, em Ji-Paraná, e começou a ensaiar uma carreira aos sete anos, no violão do avô. Fez um pit-stop em Cuiabá, no Mato Grosso, até fixar residência e arriscar os passos na mineira Uberlândia.

O Fernando que adotou o nome da cidade de sua família, Sorocaba, no interior paulista, cresceu na capital. Seu caminho passou pelos torneio de laço, onde foi várias vezes campeão, pela paixão pelo country e cavalos até chegar à música, na Faculdade de Agronomia em Londrina, no Paraná. Compositor da maior parte das canções do álbum, Sorocaba também é multi-instrumentista e nos shows se divide entre a primeira voz, violão de aço, violino e gaita.

Foi lá que gravou o primeiro disco ao vivo, em 2007. A dupla disponibilizou músicas para download, vídeos no Youtube, um belo site oficial, um blog dentro desse para manter contato com os fãs e mais um ano até que em um ano se tornaram um dos artistas mais tocados do país, com o lançamento do segundo álbum ao vivo, Bala de Prata. E após o lançamento do single "Vendaval" (com "Paga Pau" acompanhando), coroam 2009 com este terceiro trabalho ao vivo.

VENDAVAL
Não por acaso os registros são ao vivo. É no palco e com a participação do público que as músicas ganham contornos definitivos. Como "Paga Pau", que abre o trabalho com uma mistura de country, pop e rock em diálogo bem-humorado: "Você diz que não me ama/ Você diz que não me quer/ Mas fica pagando pau/ Qual é que é?".

Na sequência, um raggamuffin com acento brasileiro à Skank misturado com sertanejo em "Da Cor do Pecado". E uma programação de bateria abre a porta para a balada de violão "Força de um Furacão".

Fernando e Sorocaba retomam o texto irônico em "Chevetão", um new country com acento pop-rock que narra o envolvimento com uma Maria Gasolina: "Presta atenção nessa mulher", sugere Sorocaba. Ao que ouve como resposta: "Ih, sai fora, ela é enrosco".

"Vítima do Amor" é uma baladona comandada pelo violão com belo diálogo entre este e órgão. Já "Vendaval" é o típico hit instantâneo. Tem todos os elementos que tornam uma música bem-sucedida, e isso fica claro na empolgação com que o público a entoa em uníssono. Um country-pop-sertanejo para pular, com belo solo de violino. "Ela devassa minha vida/ Por causa de ciúme banal/ Um erro de um minuto não pode ter valor/ Se eu vivi com você 24 horas de amor."

O trabalho entra em sequência de baladas com cheiro de terra e que são clara demonstração dos elementos que compõem o sucesso de Fernando e Sorocaba - refrões fortes, harmonia encaixada para embalo ou dança, melodia e bom gosto nos arranjos.

"Que Raiva que Dá" começa como uma balada com vocal dobrado e ganha uma viola sertaneja na mistura com country. "Um Quadro" é uma levada com toque power pop conduzida pela gaita. Já "Estrela Solitária" tem força no violão dedilhado. E fechando o miolo do trabalho, "Conseqüências de te Amar" é conduzida pelo slide de guitarra.

O duo parte para uma canção romântica, "Máquina do Tempo", em momento de luzes mais baixas e climáticas no espetáculo. "O Mundo Avisou" puxa mais uma vez a cadência da composição para ritmo caribenho, como se um grupo sertanejo country conduzisse todos esforços para o ska. Os mesmos elementos ganham em harmonia em "Brilho no Olhar", canção de refrão potente.

Mais uma vez o romantismo toma conta na interpretação da dupla em "Você é mais". Já, "100 % Você" é country-sertanejo-pop acelerado, enquanto "Livre pro Amor" tem destaque na gaita e na sequência com guitarra limpa e novo flerte com ska. O show fecha com o hit "Bala de Prata".

A trajetória e o sucesso de Fernando e Sorocaba seriam inimagináveis há 10 anos. Música para download, estreia em disco ao vivo, trafegando pela estrada sertaneja antenados com o que há de mais contemporâneo no som rural norte-americano e com a música pop em geral e, como conseqüência, uma agenda lotada, com média de quatro shows por semana. A dupla, uma das mais requisitadas do Brasil, lança este álbum após o sucesso estrondoso de "Bala de Prata: Ao Vivo".

Fonte: http://festadasemana.pop.com.br/curitiba

2 comentários:

  1. OLÁ GURIZADA PASSANDO AQUI PRA PARABENIZA-LOS PELO EXCELENTE TRABALHO.
    SUCESSO MUITO SUCESSOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. OLA PESSOAL AQUELE SUPER ABRAÇO DE DENO E DOUGLAS E A BANDA CHIC NU URTIMO-ARARAQUARA-SP

    ResponderExcluir