sábado, 25 de julho de 2009

O vendaval chamado Fernando & Sorocaba




A exemplo do título do mais recente disco de carreira, a dupla arrasta fãs por todo Brasil e confirma a boa fase do trabalho em um grande show no Expotrade. Para os artistas, os jovens descobriram que o gênero sertanejo fala a língua deles

Publicado em 25/07/2009 Angela Antunes


Em meio ao turbilhão de novos artistas sertanejos que invadem as casas noturnas de todo o Brasil, é preciso trabalho duro para se destacar. Não é à toa que esse foi o foco de Fernando & Sorocaba desde o início da carreira: criar uma identidade própria. “Buscamos uma linguagem nova tanto nas letras, quanto na musicalidade. Foi a chave do nosso projeto”, explica Sorocaba, que se apresenta em Curitiba hoje (25), no pavilhão coberto do Expotrade, ao lado de outras quatro duplas do gênero.

Atualmente, os músicos estão na lista das duplas sertanejas mais requisitadas do Brasil, ao lado de nomes de peso como Victor & Leo, Bruno & Marrone, entre outros duos que fazem a cabeça dos jovens. Detalhe: há alguns anos, a galera mais nova deixava o estilo de lado. “O mercado está cheio de novos produtos. Se não tiver um diferencial, fica difícil. Na minha opinião, a base da pirâmide é um bom repertório, um estilo próprio”, completa Sorocaba, londrinense que embarcou na onda sertaneja desde cedo, mas não sonhava em integrar uma dupla até pouco tempo atrás.



Ele, inclusive, já tinha começado a faculdade de Agronomia em sua cidade natal. Foi quando conheceu Fernando, seu parceiro na dupla, e apresentou um projeto com composições sertanejas. “A gente tocava em repúblicas e barzinhos. Aquilo deu certo em Londrina. Tentamos o Paraná e ganhamos o Brasil inteiro”, conta. Desde cedo, a dupla arriscou o trabalho composto por músicas próprias. “Foi um passo muito arriscado e importante. Quando você só faz cover, tem o sucesso momentâneo. Nós batalhávamos em cima do que era nosso”, relata.

A atual turnê da dupla é baseada no terceiro álbum deles, Vendaval, gravado ao vivo. “Optamos pelo ao vivo por uma questão de energia. Quando a banda toca junto com o calor do público, a energia do CD é maior”, garante. O álbum traz o sucesso “Paga Pau”, que se junta aos hits do álbum anterior, Bala de Prata, que foi o start para o reconhecimento nacional de Fernando & Sorocaba.

Para Sorocaba, a mania sertaneja que toma as ruas e os jovens não é passageira. “Eu não gosto de rotular. Tem um time novo entrando, que traz uma linguagem nova. Não é melhor e nem pior em relação ao que era feito antes, é diferente. Fala o que está na boca do jovem. Isso tem atraído muita gente, então acho que chegou para ficar”, aponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário