sábado, 4 de abril de 2009

Entrevista de FERNANDO E SOROCABA

Fernando & Sorocaba saem do sertanejo tradicional
Para não ser confundida com as demais, dupla usa instrumentos e timbre de voz como diferenciais
São Paulo, 30 de março de 2009Por: Jade Petronilho


Crédito: Divulgação

Juntos há pouco mais de dois anos, Fernando & Sorocaba formam uma dupla inconfundível. Além de terem um timbre de voz diferenciado, os amigos introduziram em suas composições instrumentos pouco ortodoxos no sertanejo (como a gaita e o violino). De acordo com Sorocaba, a ideia é criar algo novo, uma marca própria dentro do gênero. "É evidente que tem muita coisa igual", afirma o artista. Por isso, há grande expectativa em torno do lançamento do novo álbum da dupla que estourou nas rádios com a canção "Bala de Prata" - tema da personagem Beatriz Castelli (vivida pela atriz Thaís Pachoek) da novela Revelação, do SBT.
Em entrevista ao !ObaOba, Fernando & Sorocaba falaram sobre o início da carreira, sucesso, assédio de fãs e músicas novas. Confira!
!ObaOba: Como vocês se conheceram?
Sorocaba: Foi por um amigo em comum. Ele comentou comigo que o Fernando fazia parte de uma banda, a Caipira Country, e nos apresentou. Pelas afinidades que tínhamos por causa da música, acabamos virando amigos e formamos a dupla.
!ObaOba: Por que decidiram ser cantores?
F&S: A gente fazia faculdade e tocava na noite, em festas e eventos variados. Sempre gostamos de música e na época da faculdade, isso ficou mais evidente.
!ObaOba: Vocês dois têm "Fernando" como nome de batismo. Como escolheram quem não seria o Fernando na dupla?
Sorocaba: Eu já era conhecido como Sorocaba, pois por eu ter sido criado na cidade de Sorocaba (SP), esse era meu apelido na faculdade. Como na época o Fernando não tinha apelido, foi fácil decidir quem não seria Fernando. Risos.
!ObaOba: Que tipo de música vocês mais ouvem?
F&S: Ouvimos muita música country americana, pois ela explora batidas diferentes do comum. É isso que mais gostamos de ouvir.
!ObaOba: Além de cantores, vocês também são instrumentistas. Qual a importância da música na vida de vocês?
F&S: A música é vital pra gente; não conseguimos viver sem ela! Mesmo em momentos que não estamos trabalhando, estamos pensando em música e em ideias que poderiam ser aproveitadas em composições.
!ObaOba: Então muitas composições são fictícias?
Sorocaba: Isso é muito curioso, pois a maioria das pessoas acha que o artista só compõe sobre acontecimentos da própria vida e é claro que isso não é verdade. Costumamos compor sobre coisas que vão acontecendo não só com a gente, mas com nossos amigos e conhecidos. Composições são baseadas em fatos que estão à nossa volta.
!ObaOba: E a canção "Juliana", você fez para alguém especial?
Sorocaba: Sim. Ela foi feita para uma ex-namorada. Era aniversário dela, eu não tinha comprado presente e decidi fazer a música. É uma composição bem antiga que acabou entrando no nosso CD e fazendo sucesso muito tempo depois de ter sido escrita.
!ObaOba: Qual a importância do álbum "Bala de Prata" para a carreira da dupla?
F&S: Ah, com certeza ele foi o marco da nossa carreira porque teve várias faixas que ficaram em 1º lugar na maior parte das FMs de todo o Brasil. Foi através dele também que pudemos explorar a "cara" da dupla mostrando diferenciais como uma linguagem mais jovem - o que acabou atingindo um público diferente e fez com que mesmo quem tinha vergonha de dizer que gostava de sertanejo assumisse sua paixão por esse tipo de música.
!ObaOba: A mistura de ritmos é bastante presente nas canções de F&S. Vocês acham que o "novo sertanejo" deve ser assim?
Sorocaba: Com certeza! O sertanejo definitivamente é a música do Brasil e influências do country e da região sul do país são muito usadas nas nossas canções porque, além de darem uma mistura bem legal, fazem com que o sertanejo saia da mesmice.O que a gente mais preza na dupla é a nossa identidade. Fernando & Sorocaba são conhecidos por algumas particularidades que incluem o timbre vocal e o instrumental (entre outros, usamos bastante o violino e a gaita de boca). Buscamos seguir um caminho novo, pois é evidente que tem muita coisa igual.
!ObaOba: Como vocês lidam com o assédio dos fãs?
F&S: O fã é muito importante para o artista. A gente busca tratar todos eles com carinho e naturalidade. Buscamos estar próximos deles e gostamos de dar essa atenção para a galera. Precisamos saber que apesar de não conhecermos todos os nossos fãs, eles nos conhecem e sabem quem somos. É através deles que podemos ter um feedback do nosso trabalho.
!ObaOba: Quais os próximos projetos da dupla?
F&S: Mais ou menos em 15 de abril vamos lançar um novo álbum com 16 músicas inéditas, todas autorais. Esse CD foi gravado em várias cidades do Brasil e foi muito legal! Estamos em estúdio finalizando tudo agora e, em agosto, devemos gravar o nosso próximo DVD.
Clique aqui ou acesse a barra Áudio/Vídeo acima para conhecer o novo single de Fernando & Sorocaba.

Fonte: http://www.obaoba.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário